segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Maxi Moda - O que rolou no 3º Seminário de Marketing de Moda do Nordeste

O Maxi Moda aconteceu na sexta-feira, dia 20, mas como eu me dei folga no fim de semana, só agora pude fazer um apanhado do que aconteceu por lá para contar para vocês aqui no blog. Queria começar dizendo, o quanto projetos como esse são importantes para a nossa cidade. O cinema estava lotado, provando mais uma vez o sucesso do Seminário de Marketing de Moda do Nordeste. A publicitária Márcia Travessoni, idealizadora do evento, deu início ao ciclo de palestras.

Crib Tanaka, responsável pelo Marketing da Espaço Fashion, foi a primeira a subir no palco montado na sala de cinema do shopping Iguatemi para o evento. Na ocasião, Crib falou um pouco sobre a sua trajetória e como foi feito o posicionamento para passar de "loja" para "marca". Atingir as clientes através da internet, o trabalho com a imprensa e apostar na imagem (seja com catálogos, escolha das modelos, fotógrafos, etc), foi uma das estratégias. A preocupação em pequenos detalhes também conta. Crib contou que contratou uma empresa especializada em fazer playlists com a cara da marca que é renovada de 15 em 15 dias. A jornalista também falou que usa da criatividade para conquistar os clientes antigos e adquirir novos como o que faz com a já conhecida lista de cadastro. Na Espaço Fashion, esse cadastro é feito no site e a cada valor são acumulados pontos para ganhar produtos exclusivos dessa área. Bem bacana né? Quase uma espécie de 'Special Itens' do estilista Marc Jacobs. Hoje a marca possui 22 lojas e já fez parcerias com a C&A, Ipanema e Melissa. Quer mais?? Hehe. Apesar da experiência no assunto, senti que faltou falar um pouco mais sobre as novas mídias.

Logo depois, foi a vez de Renato Kherlakian. Em sua palestra, o empresário e dono da "marca do raio", compartilhou detalhes da sua carreira de sucesso e nos emocionou com depoimentos dessa época. Enquanto ele falava, eu só conseguia lembrar da minha primeira calça jeans que, por sinal, foi da Zoomp - Boca de sino, sem bolso e com a barra rasgada. Pois é, Renato Kherlakian fez isso com a gente. Ele também falou sobre o trabalho de imagem de uma marca que é o que define o valor agregado da mesma e de três pontos essenciais para formar um tripé de sucesso: produto, marca e qualidade, pois nenhum vive sem o outro. O estudo detalhado da anatomia também o ajudou a vestir todos os tipos de corpos. Além disso, falou da importância do salto alto para ajudar a manter uma silhueta mais bonita e uma postura mais correta - "É imprescidível a mulher saber andar de salto alto", contou. Na ocasião, Renato também mostrou alguns modelos de sua nova marca, a RK Denim.

Depois de uma breve pausa para o almoço, Alexandre Birman deu início a uma das melhores palestra do dia. Vendedor nato, o empresário falou sobre o comprometimento com a estratégia traçada do plano de comunicação e com os franqueados. Já há 10 anos mantendo parceria com Giovanni Bianco (que esteve no 2º Maxi Moda) na Arezzo, em 2005 teve a idéia vanguardista de colocar atrizes protagonistas da Globo em suas campanhas. Em 1995, criou a Schutz que, inicialmente, era masculina e só em 1997 foi voltada para o feminino. Sorte a nossa não é meninas?? Hehe! Alexandre também falou sobre "case 944" da Schutz na Rua Oscar Freire em São Paulo. Para o lançamento da coleção Verão 2010, foram convidadas quatro blogueiras, cada uma representada por uma cor. Cada blogueira dava às suas convidadas um bracelete (da sua devida cor) e a cada compra o bracelete era entregue para ser contabilizado o total de vendas. No final, quem vendesse mais ganhava um dia inteiro com Alexandre Birman na fábrica da Schutz e assinaria quatro modelos para a próxima coleção da marca. Bom hein?? Depois o empresário falou sobre a marca que leva o seu nome. Nasceu em 2008 para atender o segmento de luxo no mercado americano. Começou vendendo na Bergdorf Goodman e agora já vende para a Neiman Marcus e Saks 5th Avenue. Pretende conquistar o mercado europeu expandido para Printemps, Net-a-Porter e Harvey Nichols. Também já possui a primeira flagship store na Oscar Freire. Para as blogueiras, Alexandre deixa a dica: Um blog deve ter clareza, posicionamento, navegabilidade e ter definido se ele é apenas um hobby ou algo para se transformar em instrumento de trabalho. Sobre o making of ao vivo transmitido via web da Arezzo, o empresário tentou criar um "buzz" para disseminar e as pessoas quererem ver o produto na loja.

Em sua palestra no 3º Maxi Moda, Glória Coelho, começou morna "com a desnecessária ajuda de um assistente" como disse minha amiga Clara Dourado. Passado esse momento tenso, Glória se soltou e arrancou risada da platéia, além de soltar várias pérolas durante o tempo em que ficou no palco do cinema do shopping Iguatemi. A estilista falou sobre os deveres da criação: Criar o que o mercado quer no preço que as consumidoras podem pagar, entregar a coleção aprovada em dia, produzir para as lojas o que as lojas podem vender e não mais para não gerar estoque alto e ter um grupo de peças bem definidos. Glória também sobra a importância de um bom livro durante o processo de criação - "É legal você olhar para o mundo", disse. A estilista também falou um pouco das dificuldades da profissão e até "aconselhou" aos que insistem a continuar nessa área. Sem dúvidas, Glória Coelho foi o nome perfeito para fechar com chave de ouro mais uma edição do Maxi Moda. E que venha 2011!!

Confira alguns clicks feitos por lá:


E a 'Roupa do Dia' da sexta-feira!!



Casaco - C&A
Blusa - Zara
Bolsa - Leeloo
Calça - Lenita Negrão
Sapato - Schutz

FOTOS: Daniel Aragão

20 comentários:

Karla ;) disse...

Eita q nessa foto eu saí com uma cara de nojenta! hahahaha foi bem na hora que eu tirei os óculos, mas estão todas lindas. Evento foi maravilhoso!

www.trendbyscarpiera.blogspot.com

Sexta faremos o lançamento da coleção nova, assim q a agencia me enviar o convite te mando. Bjos!

Regiani disse...

Pri, adorei o modelito! Só pra variar hehe ;)
bjs

Anônimo disse...

adoreeeeei seu look!
sua bolsa ta um arraso!! hahah
beijos
vanessa
http://boletimchic.wordpress.com/

Gisa Dias* disse...

Adoro eventos assim!

lindo look!

bjokas*

Amanda Chrisóstomo disse...

Adorei a cobertura do evento! O look também está lindo!
Beijoo

Gabi Dourado disse...

hahahaha olha eu ali fazendo figuração na roupa do dia!!1

Nayana Estanislau disse...

urruuu!
já peguei nossa foto, pri!
foi ótimo te ver.. sempre dou uma passadinha aqui no coisas! adoro teus looks! =D

Moda in Pauta! disse...

O evento foi muito bom mesmo! Gostei da roupa do dia, hehe. Parabéns pelo blog!
Carla Herbelly.

Moda in Pauta! disse...

O evento foi muito bom mesmo. Também gostei da 'roupa do dia' hehe. Parabéns pelo blog!
Carla Herbelly.

Xukulats disse...

parece q o evento foi mt divertido!! as meninas estavam todas mt lindas, tu tb claro :)

beijooos

Xukulats disse...

parece q o evento foi mt divertido!! as meninas estavam todas mt lindas, tu tb claro :)

beijooos

Unknown disse...

Ameeeeeeeeei o look, deve ter levado uma canseira, apesar do seminário ser algo relacionado ao que você faz, deve ter ficado quebradaaaa ...
Descando super merecido pro fim de semana ...
E detalhe pra essa bolsa suuuuper baphônica ... Lindaaaaaaaaaaaa !!!
Beijooo \*/\*/

Anônimo disse...

Muito linda essa sua calça!Vc tem muito bom gosto!XD

Bell Pimentel disse...

Oi Priscila,

Outro dia te vi usando um lenço de caveirinha e você disse que é da Renner. Tem muito tempo que comprou ele?

Saudações fashionistas, Bell!
[http://fashionistabaiana.blogspot.com/]

Marina disse...

Quanto mais eu leio sobre o Maxi Moda mais me dá raiva por não ter podido ir :~~~

Mari disse...

nossa que bacana, não conhecia esse evento. A moda no nordeste ta cada vez mais forte né!!!

beijos

Carla Soraya disse...

Você acertou em cheio. Já tinha combinado com a produção pra chamar blogueiras de moda na semana que vem. Mande-me, por favor, seus telefones pelo Twitter.
Cheiro!!!

Anônimo disse...

giga o post hein!

beijos,

Fabiana M.

Ana Helena disse...

acho tão chic calça branca!

Carolina Marques disse...

Amei a sua bolsa, muito linda e básica!

beijo.