segunda-feira, 5 de julho de 2010

“Woody Allen por Ele Mesmo”


Começou no dia 1º a segunda parte da mostre “Woody Allen por Ele Mesmo” na Vila das Artes em Fortaleza. A primeira parte do encontro, exibida ano passado, contou 19 filmes do cineasta. Em 2010, a mostra traz dez filmes produzidos por ele na década de 1990 e fica em cartaz até o dia 30 de julho. As sessões são gratuitas, acontecem a partir das 18h30 e após o filme, um pesquisador ou cineasta conduz o debate com o público presente.

VILA DAS ARTES
Telefone.: 85 32521444

para conferir a programação completa da mostra, clique abaixo

Dia 01

“Simplesmente Alice” (EUA, 1990)

O drama é um incrível conto sobre riqueza, adultério, culpa e a descoberta do que realmente conta na vida. Com Mia Farrow, Joe Mantegna, Cybill Shepherd, Alec Baldwin, William Hurt e Judy Davis.


Dia 08

“Neblina e Sombras” (EUA, 1991)

Nesse suspense Woody Allen funde o Expressionismo Alemão aos pesadelos de Kafka e às fábulas contemporâneas do diretor alemão Wim Wenders. Brilhantemente fotografado em preto e branco por Carlo Di Palma. Com Woody Allen, Mia Farrow, John Malkovich, Madonna, John Cusack, Michael Kirby, Donald Pleasence, Jodie Foster e Kathy Bates


Dia 09

“Maridos e Esposas” (EUA, 1992)

È um “falso” documentário sobre matrimônios. As reais inseguranças dos casais são expostas sem julgamento, os fatos são contados sem que se busque o dono da razão. Divertido por ser real, o filme traz tomadas com a câmera de mão que dão uma maior impressão de realidade sobre os fatos. Com Woody Allen, Mia Farrow, Sydney Pollack, Juliette Lewis, Judy Davis, Blythe Danner e Liam Neeson.


Dia 15

“Um Misterioso Assassinato em Manhattan” (EUA, 1993)

O suspense é uma homenagem do diretor ao mestre do suspense Alfred Hitchcock. A cena final dos espelhos no cinema lembra também o clássico de Orson Welles, “A Dama de Xangai”. Com Woody Allen, Diane Keaton, Alan Alda, Anjelica Huston, Jerry Adler, Lynn Cohen, Ron Rifkin, Joy Behar, Marge Redmond e Aida Turturro.


Dia 16

“Tiros na Broadway” (EUA, 1994)

A comédia remete a Nova York dos anos 20. Dianne Wiest recebeu vários prêmios como atriz coadjuvante, incluindo o Oscar e o Globo de Ouro. Ao todo o filme recebeu sete indicações ao Oscar. No elenco John Cusack, Dianne Wiest, Chazz Palminteri, Rob Reiner, Mary-Louise Parker, Jenniffer Tilly, Tracey Ullman, Joe Viterelli e Jack Warden.


Dia 22

“Poderosa Afrodite” (EUA, 1995)

Um drama que conta a história de Lenny (Allen), um pai de família que tem uma criança adotada junto com a sua esposa Amanda. Woody Allen usa um coro de teatro grego para narrar, opinar sobre e, ainda por cima, interferir na história. Com Mira Sorvino, Woody Allen, F. Murray Abraham, Helena Bonham Carter, Michael Rapaport, Claire Bloom, Olympia Dukakis, Jack Warden, James Woods e Peter Weller.


Dia 23

“Todos Dizem Eu Te Amo” (EUA, 1996)

Nessa deliciosa comédia musical o ponto de partida é o casamento de dois jovens apaixonados, novaiorquinos e ricos, Holden (Edward Norton) e Skylar (Drew Barrymore). Com pitada de confusões amorosas é uma homenagem de Allen aos clássicos musicais hollywoodianos. Com Goldie Hawn, Edward Norton, Natasha Lyonne, Julia Roberts, Alan Alda, Woody Allen, Drew Barrymore, Tim Roth, Lukas Haas e Natalie Portman.


Dia 29

“Desconstruindo Harry” (EUA, 1997)

Na comédia, Harry é interpretado pelo próprio diretor. Um escritor cuja vida problemática volta e meia aparece como personagem em seus livros, expondo diversos segredos e detalhes das pessoas de seu convívio. A narrativa fragmentada é acompanhada por uma montagem com momentos quase esquizofrênicos, com freqüentes cortes na continuidade das cenas ou com a repetição das mesmas imagens. Com Woody Allen, Elisabeth Shue, Robin Williams, Demi Moore, Judy Davis, Kirstie Alley, Amy Irving, Billy Crystal, Mariel Hemingway, Julie Kavner, e Tobey Maguire.


Dia 30

“Celebridades” (EUA, 1998)

Escritor frustrado atravessa uma profunda crise. Abandona a mulher e começa a perseguir várias mulheres: uma supermodelo, uma jovem aspirante a atriz e uma editora. Celebridades decepcionou muito gente que esperava um mordaz retrato de Hollywood. È na verdade um complexo ensaio sobre as intrigas dos bastidores e sobre os comportamentos das estrelas da sétima arte. Com Hank Azaria, Kenneth Branagh, Judy Davis, Leonardo DiCaprio, Melanie Griffith, Famke Janssen, Joe Mantegna, Winona Ryder e Charlize Theron.

2 comentários:

Lucas Magno disse...

Eu sou completamente viciado nos filmes deste homenzinho.

Pena que será só na semana. Mas vale a pena dar uma passada por lá.

Beijos pri.

Paty Cantoricci disse...

eu adoro esse homem, os filmes deles são absurdamente bons... eu e minha mãe colecionamos todos os fgilmes... a gnt pego tudo na submarino e pagamos com os nossos piiis!! opu seja nem gastamos né?! pelo jeito vc tbm curte bastante filme!! entao... da uma olhadinha nesse siteda inteligweb www.inteligweb.com.br pq la sempre tem uma promoção de cinema e tbm eh assim eles tem um discador que te remunera por hora conectada, ou seja, vc ganha por ficar na net e todo o inicio do mes vc recebe seus piiis (1 piii! = 1 real) e gasta no que quiser... tem varias lojas que vc pode usar... tpo submarino, chilli beans, livraria cultura, renner e muito mais... ah fica a dica ai ;D bjs